Ouvidoria

 

O Procon de Sorocaba, órgão vinculado à Secretaria de Governo (Segov) da Prefeitura, presta auxílio aos consumidores sobre como participar do Mutirão On-line de Negociação e Orientação Financeira. A iniciativa ocorre durante todo o mês de março, realizada em parceria pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil).

Ao todo, mais de 160 instituições financeiras participam da ação e as dívidas podem ser negociadas diretamente via os sites dos bancos, sendo que o Procon Sorocaba dá as orientações e dicas de como proceder. Trata-se de um serviço público e gratuito, que conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos.

“O público-alvo da ação-auxílio, principalmente, é a população com débitos e de idade mais avançada que, em geral, não sabe ou não tem acesso à internet. Como primeiro passo, a organização financeira é fundamental e a dica é que a pessoa faça e planeje o seu orçamento, para verificar como e quanto é possível destinar para quitar a negociação. Ou seja, todo acordo começa com um valor que você consiga pagar”, aponta a superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.

É possível negociar qualquer dívida em atraso com bancos ou financeiras, como cartão de crédito, crédito consignado, cheque especial, empréstimo pessoal e demais modalidades de crédito, desde que esteja em nome de uma pessoa física. A exceção fica para aquelas que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis).

Porém, o Mutirão não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento e também não são aceitas negociações de contratos que estejam com as parcelas em dia. “No ano passado, o Procon Sorocaba já participou desse mutirão, que ocorreu em março e em novembro, e a procura foi grande. Esperamos, mais uma vez, atender muita gente”, complementa a superintendente do órgão de defesa do consumidor.

 

Atendimento ao Mutirão On-line

 

Durante o mês todo de março, o Procon Sorocaba prestará esclarecimentos e auxílio aos interessados no mutirão, especificamente em sua sede, que fica na Avenida Antônio Carlos Comitre, altura do nº 331. O atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Inclusive para essa finalidade, nos dias 15, 16 e 17 de março, o atendimento do Procon Sorocaba estará disponível também em sua unidade móvel, na Praça Coronel Fernando Prestes, das 9h às 15h, especialmente por ocasião do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março.

O consumidor, ainda, pode contatar o Procon Sorocaba por meio do WhatsApp: (15) 99198-2958 e pelo site: www.procon.sorocaba.sp.gov.br.